domingo, 9 de outubro de 2011

Exposição Shopping Iguatemi Campinas SP - Livraria Cultura







EXPOSIÇÃO

ANGRA de todos os REIS!

Um jeito poético de ver o mar...

“O pescador tem dois amor

Um bem na terra, um bem no mar

O bem de terra é aquela que fica

Na beira da praia quando a gente sai

O bem de terra é aquela que chora

Mas faz que não chora quando a gente sai

O bem do mar é o mar, é o mar

Que carrega com a gente

Pra gente pescar...”

Dorival Caymmi – Letra e música: O Bem do Mar


De 16 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012.

Exposição ANGRA de todos os REIS!






Exposição do artista plástico Brasil Goulart onde mostra através dos quadros e objetos o lado poético em ver o mar de Angra dos Reis e o que a Ilha Grande tem para oferecer culturalmente e em atrativos naturais.




Uma exposição que mostra, através da visão do pintor e artista plástico Brasil Goulart, as várias maneiras de ver o mar, mostrando a cumplicidade desse universo, seja ela no lado contemplativo, vida marinha, pesca ou cultural.

O propósito deste evento é aproximar os apreciadores da arte com o elemento chamado “água”, fazendo com que os sentimentos e experiências que esta exposição traz, seja real e completa, mesmo o mar estando longe.


Local: Espaço de Eventos

Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Campinas/SP.

Organização: Teatro Mundo Produções e Eventos

Data e horário

Vernissage: dia 17 de dezembro de 2011. Horário: às 19h.

Visitação: de 16 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012.

Diariamente, das 12h às 21h.

Entrada Franca


Brasil Goulart nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde já em sua infância começou a rabiscar, até o que não devia... Tem em seu acervo particular um desenho que só lhe foi apresentado por seu pai aos 19 anos de idade, desenho este que havia sido ensaiado aos dois anos de idade! De lá pra cá o menino continua "ensaiando" como o próprio diz, em meio a gargalhadas "chegará o momento de pintar a sério, por enquanto é só ensaio". O mesmo fala com muita simplicidade de seu ecletismo pictórico, das telas que são portais para seu mundo..."Pinto como se estivesse construindo janelas, portas... Entradas para meu mundo, sou um operário da arte, bato cartão em meu atelier como todo bom construtor...”

O pintor incorpora em suas obras muito do trabalho oriental. Sua proximidade com esta cultura é muito grande, utiliza do sumiê a pincelada firme e bem definida, fundiu as mesmas cores e temas regionais, acredita na liberdade do minimalismo dos traços, e o resultado é sempre o mesmo... Pescadores, barcos, peixes de um universo onde o "mesmo" não significa "mesmice", mas o "mesmo" ponto de encontro, para ir nadireção que escolher...

Tendo participado de vários salões de artes, exposições coletivas e individuais o artista autodidata, Brasil Goulart, já trabalhou como cartazistade uma rede de supermercados na cidade de Barra do Piraí onde viveu por cinco anos em contato com os melhores profissionais que conheceu na área de propaganda e marketing. Trabalhou embarcado navegando pela baia da ilha grande durante alguns anos, onde pode ver de perto o colorido que expressa hoje em suas obras, residente em Angra dos Reis, tem em seu acervo mais de mil obras entre telas, esculturas, entalhes e cerâmica, hoje espalhadas pelo mundo.



Angra dos Reis 510 anos de História

Pela História oficial e atual Angra dos Reis está fazendo 510 anos. Foi descoberta em 6 de janeiro de 1502 pelo navegador português Gonçalo Coelho. A cidade recebeu esse nome porque Angra significa uma pequena baía ou enseada e foi descoberta no dia dos Reis Magos,6 de janeiro. É uma das cidades mais antigas do Brasil. Passou por vários ciclos de desenvolvimento e hoje, com uma população de cerca de 150 mil habitantes, tem uma economia que gira em torno do turismo, construção naval, pesca, terminal de petróleo, usinas nucleares e do comércio em geral.

Estudos feitos por arqueólogos mostram que os primeiros habitantes de Angra chegaram no ano de 9.000 AC e eram tribos vindas da Patagônia. Os índios Tamoios, que os sucederam no litoral de Angra, os denominaram “Sambaquis”, porque se alimentavam de conchas e mariscos e amontoavam os restos próximos ao litoral. Os portugueses, para se firmarem em nosso território, escravizaram os índios e depois os africanos. Na região houve resistências contra a colonização européia, mas não existe quase nenhum registro oficial. O cacique Cunhambebe, chefe de uma aldeia Tupinambá de Angra, foi uma das personalidades ilustres na luta contra a colonização.

O passado e o presente de Angra dos Reis são ricos em histórias. Possuiu grandes teatros e escritores famosos e hoje é conhecida internacionalmente por sua cultura caiçara com contribuições indígenas e quilombolas; pelas usinas nucleares; e principalmente por sua impecável beleza natural.


Que os amigos abracem esta idéia...Abracem uma causa, o discurso repetitivo sobre arte e cultura para "TODOS"...é muito bonito...Mas qual é a sua contribuição?????... Acredite!!!!, aposte!!!!!!!! faça como os amigos que estão aí representados por suas logomarcas ,"patrocine"...A causa não é do Atelier Brasil Goulart...A causa não é de uma única casa...Observe...A causa é uma RESPONSABILIDADE COLETIVA...E tenha certeza no retorno garantido, investindo neste grande mercado chamado "VIDA"...Ou não seria esta uma uma boa causa????


Pensamentos de Pitágoras

Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
Não é livre quem não obteve domínio sobre si.
Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.
O que fala semeia; o que escuta recolhe.
Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
Todas as coisas são números.
A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
A vida é como uma sala de espectáculos: entra-se, vê-se e sai-se.
A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.

*Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos pelos anos de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu provavelmente em 497 a. C. ou 496 a.C. em Metaponto.*




Obrigado aos investidores...


Brasil Goulart.'.


contatos: (24 )78342439 ID 145*4126

brasilgoulart@bol.com.br



Patrocinadores:

2 comentários:

  1. Estive na exposição, trabalho muito lindo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Samantha... Minhas telas são "PORTAIS" para meu mundo, Seja bem vinda...

    O ecletismo pictórico
    Brasil Goulart.'.

    ResponderExcluir